- DECÁLOGO DO EXCELENTE ORADOR POLÍTICO
da
Professora ISABEL FURINI
Contato: isabelfurini@hotmail.com
O livro "ORATÓRIA POLÍTICA - Decálogo do Excelente Orador Político" da professora Isabel Furini é disponibilizado neste blog, gratuitamente, para todos os interessados.
A professora Isabel Furini ministra palestras e cursos de Oratória, e já publicou "Técnicas de Oratória" (Editora Ibrasa) "Arte de Falar em Público" (Editora Ibrasa) e Oratória Forense (Editora Instituto Memória).
Prefácio
por Adélia Maria Woellner
Ainda isolada, a palavra contém, em si mesma, a força do seu significado; costurada no texto, adquire a magia da mensagem; transformada em discurso, recebe o dom de criar imagens e produzir encantamento.
“O que chamamos mundo e realidade são imagens, criadas por palavras pronunciadas ao longo dos tempos, que construíram os discursos para dar forma a tudo que nos cerca" (Marta Morais da Costa, no artigo “Fábula com árvore, palavras e mel”, O Estado do Paraná, 05.11.06, pág. 23).
Nem todos, contudo, têm a facilidade natural de descobrir, unir e manifestar a energia contagiante dos sons, num pronunciamento que provoque, desperte, movimente a alma humana, conduzindo-a pelos caminhos da emoção, para que alcance a meta pretendida.
Não só os políticos, mas especialmente estes fazem, dos discursos, instrumento de identificação e divulgação de suas intenções, projetos, objetivos.
Valioso e indispensável instrumento.
Sabendo disso, Isabel Furini, neste seu livro, cria uma história agradável, que conduz o leitor por capítulos e situações que, de forma didática e atraente, revelam os segredos para elaboração e pronunciamento de um discurso contagiante e convincente.
Exatamente por carregar no seu bojo enorme capacidade para influenciar, é Oswald Mbuyiseni enfatizou que “as palavras são mais poderosas do que balas de fogo; a caneta é mais potente do que a espada”.
No mesmo sentido, a afirmação da poetisa maior do Paraná, Helena Kolody: “...a palavra tem um poder que nem sempre sabemos usar, e muitas vezes usamos mal. São as palavras que decidem a sorte dos homens e o destino das nações. Que nossa palavra esclareça, encoraje, console, encaminhe, seja luz no mundo, um instrumento de paz e de fraternidade” (Cadeno do MIS, nº 13).
Os diálogos das personagens deste manual registram as exortações de Isabel Furini: neles, não apenas as técnicas são demonstradas; exemplos de integridade, honestidade, lealdade estão presentes.
Nos dias atuais, em que a prática do discurso muitas vezes revela pouca preocupação com os valores éticos, talvez seja bom e válido concluir com o que disse Juan Luís Vives:
“Nenhum espelho reflete melhor a imagem do homem do que suas palavras.”
Por isso, meus votos são de que cada leitor/aprendiz assimile os conteúdos deste “Oratória Política”, fazendo com que seus discursos (repito, políticos ou não), sejam páginas de significativa expressão de competência intelectual e moral, de tal forma que as palavras permaneçam como exemplos lembrados e repetidos, assim como, ainda hoje, se faz com os discursos de Rui Barbosa.
Paraná, outono, 2010.
Adélia Maria Woellner, membro da Academia Paranaense de Letras
Isabel Furini |
ESCLARECIMENTO
(por Isabel Furini - autora do livro "Oratória Política)
Estava realizando o trabalho de pesquisa para este livro quando, no curso de “Práticas de Oratória”, que ministrávamos em Curitiba, um aluno confessou que nunca teve paciência para ler um livro de oratória completo. – São chatos, professora, é só informação, informação... – reclamou. – A senhora, que é escritora, deveria ensinar as técnicas de oratória num conto. Vai ficar bem mais interessante!
Refleti sobre o assunto e concluí que realmente as pessoas gostam de contos, de histórias, talvez porque consigam espelhar-se nos protagonistas. Decidi seguir a sugestão do aluno, em parte. Não fiz exatamente um conto, mas criei personagens vivendo situações de aprendizado.
Meu interesse é a oratória. Sua técnica, seu estudo. Se alguém fala com eloquência, acho que merece ser aplaudido como orador. O intuito é orientar os amantes da oratória política, mas sem tendências partidárias.
Esclareço que a roupagem de ficção do livro é só para dar leveza ao assunto, pois este é um livro de técnicas de oratória política, em que são analisados os tópicos clássicos de Oratória: voz, gesticulação, imagem, apresentação, estrutura do discurso, recursos do orador, figuras de retórica e outros.
VOCÊ É UM CANDIDATO A POLÍTICO?
A motivação para candidatar-se pode ter surgido da forma mais simples: você ficou empolgado por alguma ideia, conheceu um político e achou maravilhoso o fato de poder agir nessa área, ou um amigo falou que você tinha jeito para a política. O importante é que aos poucos essa motivação se transformou em seu projeto pessoal e você ficou completamente envolvido na tarefa. você vai se candidatar e quer vencer.
O filósofo perguntará: vencer para ajudar o povo ou para satisfazer a ambição? Nosso livro é de técnicas de oratória. Torcemos para que os candidatos trabalhem com inteligência e vençam seguindo um caminho honesto.
Durante os quase 30 anos que ministro o curso de oratória, tive oportunidade de ter como alunos políticos que, com o tempo, foram desenvolvendo um estilo. Sempre recomendamos nas aulas ter o máximo respeito pelo próprio estilo. Essa é a marca registrada do discursante. Não é questão de falar muito, mas de falar bem. Não é só passar informações, mas comover e persuadir. Você necessita criar um nome, expandir seu magnetismo, despertar o sentimento de confiabilidade. Imagine-se já diante de uma multidão, falando e cativando todos os presentes com a força de sua palavra. Sua energia deve expandir-se e transmitir entusiasmo, contagiando as pessoas. É isso é poder pessoal.
Pensar que é possível fazer a diferença, e esse poder pessoal pode ser usado para o Bem.
Aristóteles escreveu na Arte da Retórica: “Nas lutas políticas a ação oratória se reveste de maior importância que o próprio assunto...”
Assim, a oratória é talvez a arma mais poderosa que um político tem em suas mãos. Depende de cada um treinar com perseverança até desenvolver um estilo próprio, um estilo marcante. E se o orador tiver a capacidade de unir oratória e Ética, realmente respeitará o povo, o país e a humanidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário